O Nó de oito, ou apenas nó oito é um nó de travamento (e também decorativo). Sua bela forma de 8 que lhe confere este nome. Como todo nó de travamento, serve para limitar o curso de uma corda. se esta corda passar por um obstáculo (como um olhal, um mosquetão, um moitão, uma roldana...), o nó impedirá que a corda continue correndo.
O Nó de Correr, conhecido também como Nó Corrediço, cria uma alça que corre. É bem rápido e fácil de fazer, e suas utilidades são variadas. Seu uso principal é amarrar objetos que devem ficar mais firmes quando for exercida uma força sobre eles. Deve ser evitado seu uso direto com o corpo, pois o nó aperta sob qualquer movimento ou força, podendo cortar a circulação no local.
O Nó Ordinário serve para unir pontas de cordas de mesma espessura, mas seu uso é praticamente só decorativo. Quando as pontas são esticadas ele perde sua forma decorativa e se torna muito difícil de identificar. Além disso, fica extremamente apertado e difícil de soltar. O uso recomendado é puramente decorativo
O Nó de Aselha (ou Azelha) é muito prático. Cria uma alça que não corre de maneira prática e rápida. Infelizmente, se for submetido a grandes forças, ele aperta a ponto de ser impossível soltar. Por este motivo, não é sugerido em várias ocasiões. Para evitar que o nó fique impossível de desfazer, algumas pessoas colocam um galho no meio do nó, e tiram ele na hora de soltar, afrouxando o nó.
O Nó de pescador nada mais é do que dois nós simples (cotes) cada um feito em uma das duas cordas. Serve para unir cordas de espessuras diferentes, e sua maior vantagem é não ceder, e ser extremamente simples e fácil de fazer. Têm uma variação dupla. Infelizmente não é tão fácil de soltar como outros nós com a mesma função (como o escota), mas é extremamente confiável.
eu cosegui a primeira e facil