O Nó Albright é muito usado por pescadores. Serve para unir duas cordas de diâmetros diferentes. Seu diferencial para o Nó de Escota é sua eficiência para cordas que correm facilmente. Como fios de nylon são extremamente escorregadios, este nó os une de maneira muito mais segura que um escota ou similar.
A amarra diagonal serve para fixar dois postes (bambus, madeiras...) entre si, com um ângulo qualquer entre eles. Assim como a Amarra Quadrada, é feito com sisal, que por ter mais fibras, prende melhor do que cordas de algodão ou sintéticas. Geralmente, o ângulo maior tem mais voltas que o ângulo menor, fixando melhor aquela posição. Existem diversas maneiras de começar ou terminar a amarra, cabe a quem está fazendo adaptar a mais apropriada para a situação.
A amarra quadrada serve para fixar dois postes (bambus, madeiras...) entre si, com um ângulo de aproximadamente 90º entre eles. Geralmente é feito com sisal, que por ter mais fibras, prende melhor do que cordas de algodão ou sintéticas. Existem diversas variações no modo de começar e terminar a amarra, e cabe a quem está executando o nó ver qual a mais adequada naquela situação.
A volta do Fiel e Volta do fiel Dupla são nós que servem para se fixar uma corda em um tronco. É muito usado por iatistas para atracar o barco com segurança, mas também é muito usado por escoteiros para começar amarras. É um nó bastante firme (principalmente o duplo), e pode ser arrematado com um cote.
O Nó de Correr, conhecido também como Nó Corrediço, cria uma alça que corre. É bem rápido e fácil de fazer, e suas utilidades são variadas. Seu uso principal é amarrar objetos que devem ficar mais firmes quando for exercida uma força sobre eles. Deve ser evitado seu uso direto com o corpo, pois o nó aperta sob qualquer movimento ou força, podendo cortar a circulação no local.
eu cosegui a primeira e facil