Nó Pingo

O nó pingo é um nó decorativo com o formato de uma gota (pingo) d'água. É bem simples de ser feito e fica bem bonito se for ajeitado com cuidado. Seu propósito é puramente decorativo, mas com certeza vale a pena aprender

Nó Matthew Walker (2 pontas)

O Nó Matthew Walker serve como nó decorativo, arrematando a ponta de uma corda, evitando que se desfie. Porém, quando é feito com apenas duas pontas, serve para unir duas cordas, em um belo nó.

Este nó é conhecido em inglês como True Lovers Knot (Nó do Verdadeiro Amor) por formar dois anéis entrecruzados, que jamais se separam.

Nó Albright

O Nó Albright é muito usado por pescadores. Serve para unir duas cordas de diâmetros diferentes. Seu diferencial para o Nó de Escota é sua eficiência para cordas que correm facilmente. Como fios de nylon são extremamente escorregadios, este nó os une de maneira muito mais segura que um escota ou similar.

Nó de Cirurgião

O Nó de Cirurgião, como o nome sugere, é utilizado em casos de emergência, pois une as pontas de maneira muito estável, sendo extremamente difícil de ceder ou soltar involuntariamente.

Nó de Forca

O Nó de Forca é um belo nó decorativo. Cria uma alça difícil de correr, ou seja, pode ser ajustada, mas que deve se manter naquela posição até que se use muita força para ajustar novamente. Este nó foi largamente utilizado para a execução de prisioneiros, por isto recebeu este nome. Seu uso recomendado é puramente decorativo.

Amarra Diagonal

A amarra diagonal serve para fixar dois postes (bambus, madeiras...) entre si, com um ângulo qualquer entre eles. Assim como a Amarra Quadrada, é feito com sisal, que por ter mais fibras, prende melhor do que cordas de algodão ou sintéticas. Geralmente, o ângulo maior tem mais voltas que o ângulo menor, fixando melhor aquela posição. Existem diversas maneiras de começar ou terminar a amarra, cabe a quem está fazendo adaptar a mais apropriada para a situação.

Amarra Quadrada

A amarra quadrada serve para fixar dois postes (bambus, madeiras...) entre si, com um ângulo de aproximadamente 90º entre eles. Geralmente é feito com sisal, que por ter mais fibras, prende melhor do que cordas de algodão ou sintéticas. Existem diversas variações no modo de começar e terminar a amarra, e cabe a quem está executando o nó ver qual a mais adequada naquela situação.